domingo, 24 de maio de 2009

Sinto muito, mas preciso falar...

Quero Ser Primo do Urso ou do Leão, não do macaco...

Quero Ser Primo do Urso ou do Leão, não do macaco...Diz Darwin que dentre os animais, o macaco é o parente mais próximo do homem. É um bichinho alegre, ágil, às vezes, simpático que faz caretas até interessantes, mas não quero ser parente dele. Outras características psicológicas do primata também se assemelham às nossas - é egoísta, superficial, agitado, descuidado e hedonista. Não tenho nenhum preconceito de cor, nunca tive nenhum problema com nenhum macaco... mas já decidi: não quero pertencer à família dos macacos.Há outro animal, até bonitinho, com o qual também não faço questão de ter nenhum parentesco. É a raposa. Na Bíblia, Jesus faz duas referências a ela. Em uma dessas citações o Mestre compara o rei Herodes a uma raposa. Por quê? Analisemos o comportamento da raposa. Ela é extremamente astuta. Mantém vinte esconderijos de comida e guarda na memória a localização de cada um deles. Assalta galinheiros, faz matança além do necessário e vive em grupo.Tem o costume de apoderar-se das tocas feitas por coelhos e texugos. Se analisarmos bem o comportamento e o perfil psicológico do rei Herodes à época, ele se enquadra muito bem com o perfil da raposa. Não. Não tenho nada, também, contra as raposas, mas não quero ser parente e nem ser comparado a elas.No entanto, eu gostaria de ser primo do urso. É um animal estúpido e grosseiro. É antipático, ao contrário do macaco, não anda mostrando os dentes. Gosta de fazer “cara feia” mas é detentor de uma qualidade indispensável a todos aqueles que vivem no reino das dificuldades – A determinação.Caso ele vá subir na árvore e venha a cair e se ferir, ele não desiste – mesmo ferido e machucado, ele continua fazendo as tentativas até conseguir alcançar seu objetivo.Um campeão de Deus, chamado Noé, parece ter incorporado essa característica do urso.A atitude de Noé ultrapassa qualquer limite da compreensão e da razão humana. Por que não construiu a Arca numa parte baixa? Por que não próximo do mar? Do rio? Trabalharia menos e o tempo de 120 anos seria drasticamente reduzido. Por esta razão, Noé foi conduzido a uma situação de incompreensão, solidão e zombaria. Mesmo assim, nunca ficou desencorajado ou perdeu as esperanças. Tinha a determinação de urso e a fidelidade de leão.Por falar em leão, eu gostaria de ser parente muito próximo do rei dos animais. Ele é feroz, ágil e em certo período da vida, apaixona-se para sempre. Nenhum homem, (só Jesus) é tão fiel quanto ele.Após acasalar-se, perde completamente o interesse por outras leoas. É fiel até o fim da vida e sacrifica-se para defender sua querida. Mesmo que sua amada morra, ele não procura outra leoa e fica solitário até a morte. Que ser humano seria capaz de tanta fidelidade e dedicação?Penso que só Jesus. Talvez, por isso, o Mestre da Justiça seja chamado de “O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ”.
Esta obra está registrada e licenciada. Você pode copiá-la, distribuí-la, exibi-la, executá-la desde que seja citado o autor original. Não é permitido fazer uso comercial desta obra.Publicado em: 24/05/2009

4 comentários:

Guerrilheiro das Palavras disse...

Somos semelhantes geneticamente ao chimpanzé em mais de 90%. talvez os comportamentos citados aqui por eles apontem para um parentesco extremamente entrelaçado.

LÚCIA BIAZETTO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LÚCIA BIAZETTO disse...

Olá Marcos, tudo bem?

Unknown disse...

OI, MARCOS, É LEGAL ISSO DAQUI, HEIN!!! FELICIDADES PRA VC!
DEUS TE CONHECE, E SABE Q VC É + DO Q VENCEDOR EM CRISTO JESUS!
Q O SENHOR VOLVA O SEU ROSTO PARA TI E TE DÊ A PAZ. NÚ: 6.24-26