segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sinto muito, mas preciso falar...

PRÓXIMO AO CORAÇÃO DO CÉU


Meu coração e meus olhos sempre foram atraídos por eles. Desde criança sempre tive um caso de amor com os montes. Nasci numa cidadezinha do interior cercada de pequenas montanhas. Eu não resistia ao fascínio que elas produziam em mim. Meu coração de criança só sossegava quando escalava um deles e ficava observando lá de cima a placidez da minúscula cidade . Às vezes, envolta numa bruma de mistério e encanto. O vento tocava levemente meus cabelos cor de sonho e meu coração infantil ficava perto do coração do céu. Ah! Eu era feliz nesses momentos. Eu tinha vontade de levar o monte para minha casa. Só para mim. Ah! Como eu queria...O certo é que esse ambiente montês e esse clima de transcendência ficaram eternizados no âmago da minha alma.Na cidade, é só agitação, correria... em meio à multidão agitada eu me sinto como um arbusto solitário, e pela mente do pensamento, retorno ao meu tempo de infância. Eu ficava solitário no topo do monte, mas não me sentia solitário.O que há com os montes? Por que Deus os escolheu para serem palcos dos principais eventos da Providência? Estariam eles mais distantes das futilidades, da degradação e da corrupção das partes baixas? Estariam mais próximos do sincero coração do Céu? Certamente. Provavelmente, Deus os tenha escolhido como anfitriões dos maiores eventos de Sua Providência.O pioneiro Moisés recebeu de Deus os Dez Mandamentos no monte Sinai, e viu a sarça ardente ardendo incessantemente. Os Israelitas, vindos da escravidão do Egito, acamparam no sopé desse Monte sagrado por onze meses. O profeta Elias, também, conheceu a generosidade e o acolhimento desse local, quando fugia da rainha má Jezabel, que ameaçava matá-lo.Porém, o Sinai é também um local de dor e amargura para Deus. No coração da montanha os Israelitas construíram o bezerro de ouro, manchando a sacralidade desse ambiente celeste.O Moriá é um outro Monte providencial. Ali, Deus ordenou a Abraão que oferecesse Isaque em sacrifício. Já o Monte Sião passou a ser considerado como a Cidade de Deus, a Cidade do Grande Rei, o Monte Santo. Um local de adoração e louvor onde habita o Senhor. Nesse monte, Davi construiu sua casa. Nesse monte, Davi foi sepultado.Mas, apesar de toda História, todo misticismo, simbologia e transcendência dos locais citados, o monte mais significativo para o Cristianismo é o das Oliveiras. Segundo os Evangelhos, nesse monte, Jesus ascendeu aos Céus.Somente na idade adulta, em que ultrapasso a idade em que Moisés foi chamado por Deus para a missão de libertador, é que vim compreender toda essa atmosfera transcendental, todo o clima de paz e serenidade produzido pelos montes. Eles foram escolhidos por Deus como um local onde a gente pode ficar mais perto do coração dEle. Por isso, toda essa saudade que persiste em ser minha companheira. É que por meio do coração do monte, meu coração ficava mais perto do coração do Céu.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues.

Esta obra está registrada e licenciada. Você pode copiá-la, distribuí-la, exibi-la, executá-la desde que seja citado o autor original. Não é permitido fazer uso comercial desta obra.Publicado em: 31/05/2009

Nenhum comentário: