sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Verdadeiro Significado do Natal.


Não se sabe em que dia, mês e ano Jesus realmente nasceu. Mas História oficial e os relatos bíblicos não deixam nenhuma dúvida quanto à existência de Cristo.
Especular sobre dia, mês e ano da natividade de Cristo é irrelevante, pois o que realmente importa é o fato de Ele ter nascido e vivido entre os humanos.
Afinal, o que realmente aconteceu entre o primeiro casal humano que justificasse a vinda de um Salvador? Por quê, depois de mais de dois mil anos da vinda de Jesus, as relações humanas não são diferentes das de sua época ? O mundo, como na época de Cristo continua marcado pelo egoísmo, guerras, violência urbana, problemas existenciais (depressão, melancolia, vazio...) e tantos outros problemas do conhecimento de todos.
O que deu de errado? É fácil deduzir. Comemoramos o nascimento do Messias (O Salvador), mas não damos ênfase à prática de seus ensinamentos.
Achamos bonito, admiramos Jesus, comemoramos com pompa seu nascimento e só.No máximo, o que fazemos é viver entre família e amigos alguns ensinamentos de Cristo: Solidariedade, perdão, amor ... quando o Natal acaba, parece que estes sentimentos se vão parcialmente com o Natal.
Além do mais, o significado do Natal é interno(espiritual). É bom que as ruas fiquem iluminadas , enfeitadas ... É bom dar e receber presentes ... É bom que tudo fique mais bonito... É bom que os lojistas no Natal aumentem suas vendas, gerem novos empregos, mais impostos sejam arrecadados. No entanto, valorizando apenas o lado externo (material) do Natal estaremos deixando de lado a principal essência natalina – a parte espiritual.
Jesus disse: -“ Por que me chamais de Senhor, se não fazeis o que vos mando?”. Além disso, Deus quer que nós procuremos viver a parte interna do Natal o ano todo, pois o Natal deve ser como as misericórdias de Deus – deve nascer todos os dias em nossas vidas.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues

Esta obra está registrada e licenciada. Você pode copiá-la, distribuí-la, exibi-la, executá-la desde que seja citado o autor original. Não é permitido fazer uso comercial desta obra.
Publicado em: 26/12/2008
Seja o primeiro a comentar.
Indique para seus amigos.

Um comentário:

rafael disse...

Sua reflexão sobre o natal é de grande significado para todos nós.deveríamos pensar mais sobre o natal não só na perspectiva mercantilista e material,mas na perspectiva do nascimento daquele que iria transforma o mundo de trevas em mundo de luz.então, no mundo, já nasceram grandes homens que influenciaram as mais diversas áreas da humanidade com suas idéias,porém Jesus cristo foi e continua sendo o maior influenciador do mundo através seus ensinamentos.um grande abraço e fica na paz!