terça-feira, 18 de novembro de 2008

Falta de Dinheiro ou de Gerenciamento ?

Por que equipes quase centenárias como Ceará e Fortaleza, detentoras de enormes torcidas vivem envoltas em crises infindáveis e não conseguem, sequer, se equipararem a clubes noviços como Barueri e Santo André? Seria apenas problema financeiro? Parece que não.
Tomemos como exemplo o próprio time do Barueri. O time paulista foi fundado em 1989, mas debutou como time profissional somente em 2001, disputou a Série C do brasileirão, conseguindo acesso para a Série B em 2007. Agora, em 2008, sua ascensão está quase garantida para a 1ª divisão em 2009, disputa a última vaga com um outro time paulista intermediário – o Bragantino.
A folha salarial da equipe do Barueri é inferior à do Fortaleza, não chegando a quatrocentos mil reais. A diretoria está em dia com pagamento de salários e gratificações.
O sucesso do time do Barueri em campo seria por causa do apoio que recebe da prefeitura da cidade e dos patrocinadores? Parece que não. Ceará e Fortaleza recebem também, aporte financeiro razoável do Governo do Estado, além de terem patrocinadores, como a equipe do Barueri.
Há, ainda, um outro fator favorável aos times cearenses – ambos possuem enormes torcidas, que sempre apóiam suas equipes. O Barueri é um time praticamente sem torcida.
Então, por que o Barueri consegue em tão pouco tempo ser um clube vitorioso? Seria o gerenciamento? – parece que sim.
Comparando a atual situação de nossos clubes com a de meados dos anos 70, por exemplo, é notório o declínio tanto na parte técnica, quanto administrativa. Com o surgimento de novas tecnologias aplicadas, também ao futebol, o crescimento das torcidas, e sem dúvida, fluxo maior de dinheiro (televisão, renda, patrocinadores, etc) era de se esperar que nossos clubes (Fortaleza, Ceará) tivessem feito uso desses recursos para crescer, no entanto o que ocorre é o inverso.
Sem dúvida, a principal causa dos sucessivos fracassos de nossos principais clubes, principalmente em competições nacionais, são as más administrações que se sucedem há várias décadas. Não nos referimos especificamente às administrações atuais, porque elas herdaram todas as mazelas das administrações passadas.
Obviamente, as más administrações passadas não foram por má fé ou falta de esforço desses administradores. Alguns até investiram seu patrimônio pessoal no clube. Mas aí está um dos erros – um clube não deve depender do aporte financeiro de uma só pessoa. Mas isso, é assunto para futuros textos.
A melhoria do nível de nossos clubes depende de todos – Federação, clubes, crônica esportiva, torcida... todos devem se unir (realizar debates, simpósios, encontros...) e, assim, “acharem” soluções para tirar nossos clubes dessa crise sem fim.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues


Esta obra está registrada e licenciada. Você pode copiá-la, distribuí-la, exibi-la, executá-la desde que seja citado o autor original. Não é permitido fazer uso comercial desta obra.
Publicado em: 18/11/2008
Seja o primeiro a comentar.
Indique para seus amigos.

Nenhum comentário: